Páginas

sexta-feira

O Herói Renegado ou o Titã Alemão?



Tentei achar um título que atraísse leitores pra esse post. Algo que caracterizasse o conteúdo a ser apresentado. E o que consegui criar foi uma nomeação tanto fantasiosa quanto realista. Por que? Simplesmente devido ao fato de estarmos falando sobre nada além do que as Finais da NBA de 2011, porém destacando os "heróis" de cada elenco. Talvez você que esteja lendo esse post ache uma nomenclatura mais adequada, e mais fantástica do que essa que eu pensei para os dois astros: LeBron James e Dirk Nowitzki. Mas ao menos deu pra passar a idéia dos dois serem atletas sobrehumanos. Isso mesmo.

De um lado uma equipe considerada pela massa alucinada pela liga de basquete americano famosa por "amarelar" nos momentos de extremas emoções, ou seja nos Playoffs. Tolo aquele que sempre duvidou do Dallas Mavericks, campeão da Conferência Oeste que tem á sua disposição um plantel de jogadores acima da média, alegando que não chegariam a colher bons frutos, como na maioria das "azaradas" tentativas de conquistar um anel. Exemplo disso foram as Finais de 2006. Do outro lado dos EUA, o campeão do Leste foi um grupo execrado desde a pré-temporada por praticamente 99% dos cronistas, jornalistas e torcedores em geral. E esse 1% que sobra é a sua torcida. É o Miami Heat. Claro que exagerei nessa estatística, antes de algum fanático pela franquia de South Beach querer vir "cortar minha cabeça", porém foi o jeito mais claro de definir o nível de "secação" a equipe da Flórida sofreu nessa temporada inteira. E quem entende do assunto sabe bem que não estou puxando o saco dos comandados de Erik Spoelstra.

O jogo coletivo das duas franquias melhorou bastante nesses Playoffs. Dallas teve um time que tanto titulares quanto reservas mantiam a mesma qualidade no jogo de transição e nos arremessos do perímetro, principalmente. Phil Jackson que o diga. Destaque para Jose Juan Barea, o armador baixinho que vem infernizando as defesas de toda a NBA. E sem falar do exímio desempenho dos veteranos Jason Kidd, Jason Terry e Shawn Marion, que simplesmente fizeram mágica em quadra. Tyson Chandler se sobressaiu em todos os últimos confrontos do time na área pintada da quadra. seu jogo vem melhorando a cada partida, e o entrosamento com os "point guards" da franquia do Oeste também. Miami teve seus suplentes segurando bem a barra, porém seu jogo até agora foi bem centrado no seu trio principal: James, Wade e Bosh. E nomeio desses "All-Stars", Joel Anthony deu as caras, mostrando muita garra nessas últimas séries. Mike Bibby que chegou no fim da temporada regular ao grupo, não fez mais do que seu papel de "armador"(entre aspas porque praticamente não "armou" jogo algum até agora). Porém sua técnica é incontestável e sem falar na experiência.

Independente da coletividade, os líderes de cada franquia mostraram desempenhos extraordinários. Dirk Nowitzki até agora é considerado o melhor jogador dos Playoffs. Ele foi uma dor de cabeça para Lakers, Blazers e Thunder, vítimas do craque alemão. Todo mundo sabe do potencial de Dirk, porém esses jogos estão provando que sua determinação na luta pelo anel de campeão da liga é imensa. Estamos falando de um jogador "imparável". Uma mecânica de arremesso perto da perfeição define sua principal, e fatal, característica. Sua média nessa fase de mata-mata é de incríveis 28.4 pontos por jogo e 7.5 rebotes por partida. Digno de ser chamado de "super-herói"?


Imagem do duelo das Finais de 2006 entre Heat e Mavs

Do lado de South Beach está LeBron James. O jogador, depois de todo anúncio feito em junho do ano passado, alegando que "levaria seu talentos para South Beach", além de criar um novo bordão para caracterizá-lo a partir de sua convencida e desnecessária frase para a ESPN americana, criou uma expectativa enorme de como seria seu desempenho no Heat. A temporada regular passou e vimos o "The King" de sempre, entretanto, sem o fator "clutch", que para quem não conhece a expressão, significa "a capacidade de decidir uma partida". E para quem achava que essa praga de mal salvador prevaleceria nos Playoffs, ficou redondamente enganado. Além de seu condicionamento físico impressionante, o camisa 6 é dono das médias de 26.0 pontos por jogo e 5.5 assistências por confronto, nesses Playoffs. Até agora pode-se dizer com toda certeza que LeBron é o principal responsável pela classificação de Miami as Finais, mesmo tendo Dwyane Wade no elenco, principal responsável pelo único título da franquia no ano de 2006. E adivinhem em cima de quem?Dallas Mavericks.

Seria ironia do destino essa última série da temporada 2010-11? Uma reedição de uma decisão que caracterizou o Mavericks como um grupo despreparado para conquistar seu primeiro anel de campeão da NBA, depois de tanto "bater na trave"? Se foi o destino ou não, tenha certeza de que teremos uma luta épica entre dois times que realmente mereceram chegar até aqui. Um que sempre foi desacreditado, um gigante adormecido. Outro, perseguido e considerado inimigo público do resto das franquias da liga. De um lado um alemão que sabe jogar muito basquetebol e quer provar isso no momento que deve ser provado. Do outro, um personagem que antes era consierado "O Escolhido", e agora é "traidor de Ohio", querendo buscar redenção e conquistar seu primeiro título na carreira. Está dado o sentido do título. A resposta, teremos a partir do dia 31 de maio.

Heat ou Mavs? James ou Nowitzki? Teremos uma batalha épica!

8 comentários:

  1. torçendo pro Dallas, esse pipoquero do Lebron nao vai ser campeão da NBA, se ele perder ele talvez volte para o Cleveland...

    ResponderExcluir
  2. Chegou a nossa vez esse ano o título vai ser do Mavericks quem tem Dirk Nowitzki não precisa se preocupar o alemão vai MVP da finais com certeza

    ResponderExcluir
  3. Cara eu não vou torcer para nenhum dos dois times nessa final, mais eu acho que o Dallas merece ganhar este ano. Por que, o que eles estão fazendo nesses playoffs é sensacional.. Por que varrer o Lakers daquela forma era inimaginavel.. Eu estou virando um grande admirador desse mostro que é o Dirk Nowitzk.. *--*

    ResponderExcluir
  4. Acho esse o melhor post que o blog já fez, está sensacional fiquei sem palavras.Essa última imagem é de dar arrepio.

    ResponderExcluir
  5. Sou Mavericks desde o berço. Nowitzki e Kidd merecem um anél muito mais do que LeBron e Bosh.

    ResponderExcluir
  6. belo post!

    concordo com o daniel, kidd e dirk não podem se aposentar sem um anel, não q os outros não mereçam, rs... caras como barkley, stockton e malone tbm foram gdes e não ganharam, isso é triste.

    tem q dar mavs!!

    ResponderExcluir