Páginas

sábado

O que cada candidato ao MVP pode fazer nos Playoffs?

O fim da temporada regular está cada vez mais próximo, e a pergunta que não quer calar está mais próxima de ser respondida: quem será o MVP? Sabemos muito bem que quem levará o prêmio será o jogador que fizer seu time chegar mais longe em cada conferência. A disputa está forte tanto no Leste como no Oeste. Decidi fazer esse post não só para destacar o prêmio de "Most Valuable Player", mas também o que cada candidato pode fazer, e até onde eles podem chegar na pós-temporada.


Vamos começar com o primeiro da lista, e o mais badalado do momento: Derrick Rose, armador do Chicago Bulls, time que há muito tempo, desde a era de Jordan, Pippen e cia., não teve um time tão bom como o desta temporada, muito menos um jogador de tanta qualidade quanto Rose. O armador tem médias de 24.9 pontos por jogo, e 7.8 assistências. Os Bulls sem Rose realmente ficam carentes, mas o time com o armador, é muio bom na defesa, e no ataque é eficiente, com Luol Deng, Carlos Boozer, e Joakim Noah no garrafão. Candidatíssimos a chegarem longe nos playoffs, não digo "candidatos as finais", porque tem os bons e velhos Boston Celtics na disputa. Rose ainda é muito novo, mas tem a responsabilidade de levar seu time as Finais. Capacidade para isso ele já vem mostrando, falta provar isso na pós-temporada, que é o que mais vale...



O segundo na votação no momento, é soberano no garrrafão, mas apesar de ser um time de chegada, um dos melhores do Leste, seu time sem ele não deve chegar longe, também pela falta de um pivô reserva pra dar consistência a equipe tanto no ataque, quanto na defesa. Estou falando de Dwight Howard, pivozaço do Orlando Magic, melhor jogador defensivo da última temporada (essa premiação é sempre dele, será também nesse ano), que mantém médias de 23.1 pontos, 14.2 rebotes e  2.4 bloqueios por partida. O Magic foi vice-campeão da liga, na temporada 2008-2009, perdendo a taça para os Lakers, e nas últimas finais do Leste, foi derrotado pelos Boston Celtics.


O terceiro é nada mais nada menos que Kobe Bryant, atual campeão junto com os Los Angeles Lakers. Seu time foi questionado no início dessa temporada, mas é e sempre será o grande favorito do Oeste e de toda a liga. Os Lakers retomaram o caminho das vitórias, "comendo pelas beiradas", e se encontra entre os primeiros da sua conferência, em segundo lugar. Kobe enfrentou uma lesão ultimamente, mas assim como o seu famoso dedo fraturado, não é problema nenhum para o 5 vezes campeão da NBA, que sempre dá o seu melhor nos Playoffs. Bryant tem médias de 24.9 pontos por jogo.


Dirk Nowitzki vem na quarta posição na corrida para ser o "Jogador Mais Valioso" da temporada regular. Ele vem ajudando os Dallas Mavericks a se manterem na terceira posição no Oeste, com 23.4 pontos por partida. Os Mavs são potências na sua conferência, ano passaado eram fortes candidatos as Finais, mas acabaram falhando na primeira fase dos Playoffs para os San Antonio Spurs. Mas o time tem potencial, é bem mesclado e sempre é bom ficar de olho nos Mavs...


LeBron James vem logo após na votação, com suas médias de 26.3 pontos por jogo. Depois de James "levar seus talentos para South Beach", se unindo a Chris Bosh e Dwyane Wade, no Miami Heat, a equipe da Flórida foi comparada aos Bulls da era Phil Jackson, foi dito que o Heat perderia apenas 10 jogos na temporada regular. E já perdeu 22 jogos. As derrotas vieram junto com várias críticas sobre o futuro do time, mas aos poucos o time se encontrou. Mesmo sendo muito individualista, o Heat vai ser uma "parada dura" pra qualquer outra equipe nos Playoffs, mas só não podem amarelar...


Ele tem a melhor média de pontos por jogo na liga, 27.9, e por muitos, foi injustiçado por perder o último MVP, para LeBron James, em 2010. Estou falando de Kevin Durant, do Ocklahoma City Thunder, dono da melhor média de pontos da temporada regular de 2009-2010. Apesar de ser mais um jovem na liga, mostra muita frieza e habilidade principalmente em momentos difíceis em quadra. O Thunder é um time muito bom, apesar de ser muito novo também. Nos últimos Playoffs, caíram na primeira rodada, diante dos Lakers, mas para essa pós-temporada o time com certeza será uma "pedra no sapato" de muita gente. Pode não chegar muito longe nesse ano, porém, em próximas temporadas, será uma equipe completa e um dos grandes do Oeste, e Durant, assim como nesses Playoffs, será fundamental para a equipe.


Em sétimo na corrida pelo MVP, Dwyane Wade, campeão da NBA na temporada 2005-2006, tem 25.4 pontos por jogo, e seu talento é indiscutível. A questão sobre quem é o principal jogador do Heat, Wade ou James, só poderá ser respondida na pós- temporada, mas quando o jogo aperta, Wade sempre "quebra o galho" do Heat. A individualidade do Heat pode ajudar, e também atrapalhar o time, como já aconteceu nessa temporada regular, nos Playoffs...


Logo após, em oitavo, vem LaMarcus Aldridge, ala-pivô do Portland Trail Blazers, que principalmente jogando dentro de casa, é muito dominante tanto no ataque, quanto na defesa, dentro do garrafão. Aldridge tem 22.2 pontos e 8.7 rebotes por jogo. Os Blazers foram derrotados pelo Phoenix Suns, na última pré-temporada. Não é um time que pode derrubar os "gigantes" da NBA nos Playoffs, porém a evolução da equipe é visível. O time se encontra na sexta posição da conferência Oeste.


Na nona posição atualmente, está Russell Westbrook, armador do Thunder, que junto com Durant, causa terror para os adversários. O jovem "Point Guard" tem médias de 22.2 pontos e 8.3 assistências. Seu desempenho, principalmente depois de ter ido junto com Durant e Rose para a Turquia, para disputar o Mundial de Basquete, melhorou bastante. Pode e deve ser sim o fator fundamental para o Thunder na pós-temporada, e nas próximas temporadas será um dos melhores armadores da NBA.


E em décimo na disputa pelo MVP, está o veterano argentino Manu Ginobili, jogador fatal nos arremessos fora do perímetro. Ele têm médias de 18.0 pontos por jogo, e vem ajudando os Spurs a se manterem com a melhor campanha da liga, com 57 vitórias e 15 derrotas. Seu time é o maior favorito ao título no momento. Vem apresentando um basquetebol totalmente tático, coletivo e dinâmico. Todo mundo pontua nos Spurs. Com a atual contusão do também veterano Tim Duncan, o brasileiro Tiago Splitter ganha cada vez mais espaço na equipe principal. Só nos resta esperar para ver se os Spurs seguirão nessa linha de vitórias na pós temporada...






Aí está uma breve análise dos candidatos ao MVP, e além disso, o que cada um pode fazer nos Playoffs, onde alguns terão que provar se são "homens ou meninos". E você, o que acha? Quais desses jogadores ganha o seu voto? Comente aqui!

10 comentários:

  1. Muito bom. Vamos ver quem desses vai ter mais bola nos playoffs. É legal ser MVP, todos sabem, mas ganhar uma NBA não tem preço.

    ResponderExcluir
  2. Bom o minimo que cada um desses podem faser manter sua media de pontos e levar suas equipes pra finais, pois todas elas investem muito nesses caras, principalmente o heat que tem 2 das 3 estrelas do time nessa lista,Dwight Howard fica um pouco desfavorecido nessa historia pois ele mesmo sendo ''superman'' ele não é de ferro tera de sair uma hora, porem se voce quer o nome de alguem que esta brilhando muito o nome dele é Derrick Rose este sim ta carregando os Bulls nas costas, quanto ao kobe não tenho nada a dizer o coletivo da equipe mas a genialidade dele e uma grande equipe alias é o Lakers, lembrando tambem que nessa jordanada para ser o jogador mais valioso tem o Alemão Dirk Nowitzki que estas ajudando o Dallas a faser seu dever mesmo com alguns tropeços como o citado no post contra o rival spurs.

    ResponderExcluir
  3. meu Lakers vai ser campeão da NBA. E o Koby vai ser o #MVP dessa temporada você vai ver ;D

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que o argentino Manu Ginobili joga muito e merece ser MVP pois ele joga pelo Spurs com sangue BRASILEIRO pois tem raça de jogo e não desiste nunca.

    Rose esqueça titulo de MVP e de campeão da NBA pois MVP Manu Ginobili e campeão BOSTON CELTICS.

    ResponderExcluir
  5. O que eu vou falar? Todos nós sabemos que o D-Rose será MVP, hahaha

    ResponderExcluir
  6. Aproveitando a deixa...convido todos do blog "Slam Dunk" para visitar meu blog http://papopar.blogspot.com/ Com post novo sobre os playoffs, obrigado!

    ResponderExcluir
  7. QUERO O LEBROM JAMES MVP !! esse cara nao e normal nao galera .

    ResponderExcluir
  8. Rose vai chegar lá, Bulls ficou dependente dele, e ele pelo jeito que ele está jogando, ele consegue o prêmio.

    ResponderExcluir
  9. O Q? se o Rose nao for MVP, eu prometo q nunca mais vou assistir NBA(mentirinha, soh pra fazer umapressao) o q esse cara tah jogando, nenhum outro jogador na liga esta temporada nao faz metade do q o D.Rose tah fazendo...to nessa campanha neh nao, Krazie4life???
    Rose4MVP
    Todos os blogs juntos...Slam-Dunk, Papo Para o Ar, Artigo Hip Hop!!! Correndo junto, A uniao faz a força(nossa, fui poeta agora, kkkk)

    ResponderExcluir
  10. ae Felipe moraes, soh um favorzinho de nada...muda a minha imagem ae, pq eu troquei ela la no artigohiphop.blogspot.com confere?????
    Abraçao manooo, firmeza total...

    ResponderExcluir